Disputada que foi neste último domingo dia 24 de setembro nas dependências do colégio Professor Chaves a 27ª Copa Farroupilha e 2ºTBI (Torneio Bolsa de Investimentos) de Xadrez Internacional em 11 rodadas não poderia ter sido melhor – uma vez que desde a primeira rodada os participantes, quer queira ou não eram obrigados a degustar um bom e amargo  CHÁ CÓN MATE Cubano.

O velho companheiro Gilberto de Los Santos (na foto ao lado) foi o primeiro a sentir o sabor ainda meio frio, uma vez que era a primeira rodada e a turma ainda estava se ambientando. Na sequencia foi a vez do Félix Maidana de Rivera Chico e Emílio Mansur de Bagé a sentirem o amarguinho. Félix está bem habituado a este costume fronteiriço, mas Mansur só “Cha Cón Mateia” de vez em quando aqui em Santana do Livramento nos torneios do Bobby Fischer Xadrez Clube. Outro que não gosta de tomar CHÁ CÓN MATE é o mestre FIDE argentino José Félix Campos que foi a grande atração desta magna atividade. Contudo nem ele se escapou. Teve que provar esta rara iguaria que veio da terra de Fidel Castro.

Assim transcorreram as disputas durante todo o domingo com a pausa apenas para o frondoso almoço que o Departamento Social do BFXC serviu ao meio-dia. Tudo livre e de graça.

REVELANDO O MISTÉRIO do CHÁ Cubano…

Mistério? Nem tanto!

Morando na fronteira há cerca de 60 meses – mais conhecido como cinco anos, o mestre cubano Joel Chacón Pavón aos poucos foi conquistando seu espaço e promovendo uma grande rotatividade na luta pelos segundos e terceiros lugares nos torneios, uma vez que desde então Chacón não sabe o que é NÃO ser campeão em um torneio do BFXC e quiçá nem lembra quando foi sua última derrota. Tanto isso é verdade que o cubano passou a ser conhecido por CHACÓN MATE e logo a turma jocosamente brinca a cada torneio… “Alguém vai querer tomar um CHÁ…..CÓN….MATE? Fazendo uma analogia de um antigo costume de se se colocar um chazinho no chimarrão e aproveitando a deixa de que o chimarrão no Uruguai é chamado de Mate!

Ele pode não lembrar… é compreensível e conveniente ao ego. Mas elas ocorreram e foram objeto de muito estudo e até quadro na parede da sala de estar. Consta no  arquivo de memória do Departamento de Esportes do Bobby Fischer duas derrotas. Uma para Ignácio Marrero e outra para Tiago Braz. E que derrotas.

O GRANDE CAMPEÃO

Mestre cubano Chacón recebendo seu prêmio do vereador Antônio Zenoir…

Acompanhe acima rodada por rodada a trajetória do cubano oferecendo seu CHÁ CÓN MATE aos adversários…

Com 11 vitórias e 33 pontos ganhos – após aplicar muitos xeques-mates e algumas desistências – o mestre cubano JOEL CHACÓN  sagrou-se campeão invicto da 27ªCopa Farroupilha de Xadrez Internacional e do 2ºTBI recebendo sua comenda do vereador ANTÔNIO ZENOIR e vice-diretor do Colégio Professor Chaves que deu todo seu apoio para que este empreendimento fosse realizado. Contudo não foi só ele – o BFXC teve outros importantes e indispensáveis apoios, como foi o caso do empresário Juarez Lesama (foto ao lado) que recebeu em seu hotel (Livramento, fotos em sequencia abaixo) o mestre argentino Félix Campos como hóspede de honra… Acima o mestre argentino e o jornalista e presidente do BFXC Pedro Nicola fazendo o Checkin  na recepção do Hotel Livramento …. assim como a senhora Denise de souza Garcia(foto abaixo com seus filhos) – proprietária da HORTISUL…..
açougue CAMACHO do empresário e líder no ramo das carnes e demais derivados, o senhor Flávio Camacho

que colaboraram imensamente com a praça de alimentação. Contudo nada disso teria sido possível se não fosse não fosse DANIEL SANT’ANA, chefe de gabinete do vereador Antônio Zenoir que artículos os contatos e possibilitou as doações!

Daniel Sant’Ana e o destaque mirim Santiago Tramutolo Neto

 

CHEGADA DO MESTRE FIDE ARGENTINO….

CAMPEÃO LOCAL.

O riverense Trajano Souza de 27 anos pode-se considerar o primeiro entre os mortais neste Torneio Farroupilha – uma vez que os três primeiros pertencem ao seleto universo dos semideuses  do Olimpo tendo o mestre cubano Joel Chacón no alto do pódio seguido pelo MF argentino José Félix Campos e Dirley Cardozo Belo Martinez da Venezuela. Trajano foi o único mortal a romper a barreira dos 20 pontos e corre aos quatro ventos que ele já está se preparando para integrar a seleta e privilegiada elite destes semideuses do xadrez internacional. Pode até ser muita pretensão, mas como sonhar é livre – Trajano está exercendo este seu direito. Em tempo. Se depender do nome…. ele já deu o primeiro passo rumo ao estrelato desde que o batizaram… Ele é homônimo de ninguém  de que um dos mais importantes imperadores Romanos que nasceu em Itálica, na Bética, no sul da Hispânia, perto de Híspalis em 53 d.C. Foi imperador romano de 98 a 117. Se depender desta coincidência que o pessoal fique esperto… tem um novo pretendente para ocupar o lugar deixado pelo imperador Braz (Tiago Braz) que reinou no xadrez da fronteira por muito tempo há uns anos… Acompanhe abaixo o desempenho de TRAJANO rodada/rodada neste lindo torneio!!

 

 

NOVIDADES PARA NOVEMBRO

 O Mestre FIDE argentino Campos que atualmente ocupa o cargo de CÔNSUL GENERAL do Bobby Fischer na Argentina está trabalhando em conjunto com o presidente Pedro Nicola objetivando organizar um torneio em homenagem póstuma ao grande enxadrista argentino de Salta (região norte da Argentina) que recentemente faleceu. Aníbal Aparício estava com 70 anos e já disputou vários torneios em Santana do Livramento sendo um deles sagrando-se campeão. A data escolhida para este memorial será o domingo dia 26 de novembro e as condições de execução serão as seguintes:

Local: o BFXC está tentando a liberação de um dos grandes free shops de Rivera. O shopping Melancia ou o free shops Siñeriz. Qualquer um deles será o local perfeito para sediar mais um espetacular evento com a marca e assinatura do Bobby Fischer Xadrez Clube.

Sistema de Disputa: Suíço em 15 rodadas com pontuação psicodélica.

Premiação:

500 dólares norte-americanos assim divididos.

ou:

1º)-U$160,00

2º)-U$120,00

3º)-U$110,00

4º)-U$60,00

5º)-U$50,00

ou:

1º)-U$150,00

2º)-U$110,00

3º)-U$100,00

4º)-U$60,00

5º)-U$50,00

6º)-U$30,00

CONCENTRAÇÃO EM DETALHE!!!

TORNEIO EM ANDAMENTO:

Classificação Final e Premiação:

 

 

Fotos da praça de alimentação:

Sorry, the comment form is closed at this time.

   

Parceiros

Parceiros




© 2012 Bobby Fischer Xadrez Clube Desenvolvido por PHD Soluções Digitais