A competição teve como palco o Salão Branco da Casa de Cultura Ivo Caggiani, arbitragem e promoção do Bobby Fischer Xadrez Clube com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer reunindo dezenas de competidores de várias cidades neste domingo dia 30 de julho.

Seria possível a equação 4 x 5 + 4 x 15 + 8 x 3 + 4 -2 ser igual a 24 e corresponder a 100? Aparentemente tudo isto não tem lógica muito menos faz sentido. Raciocínio errado. O produto final da referida equação está perfeitamente correto porque seu autor é ninguém menos do que o intrépido e inabalável Nilo Cruxen – o primeiro enxadrista de Santana do Livramento a se profissionalizar no xadrez e ter seu nome na seleta lista de ranking da Federação Internacional de Xadrez e com uma invejável pontuação acima dos 2000 pontos – que na época apenas era atribuída a grandes jogadores de nível internacional e Cruxen após muitas viagens pelo Brasil e demais países sul americanos conquistou o direito de pertencer a seleta e privilegiada elite dos enxadristas internacionais.

 Entenda a equação

Se para Cruxen o produto foi 24 correspondendo a 100 – para o representante de Bagé Ignácio Marrero  a equação 4 x 5 + 4 x 15 + 8 x 3 + 4 -2  foi igual a 19 e correspondeu a 79. Seguindo nesta linha de comparações – Lucas Jardim de São Gabriel teve um resultado final bem diferente, ou seja, 4 x 5 + 4 x 15 + 8 x 3 + 4 -2 significou 62,5 e a soma foi 15. Isto pode parecer complicado – próprio da natureza intelectual de um enxadrista. Porém é simples. 4 x 5 significa que no torneio de xadrez comemorativo ao aniversário de Santana do Livramento teve  quatro rodadas de cinco minutos – xadrez relâmpago,  e outras quatro de 15 minutos totalizando oito rodadas com vitórias valendo três pontos em quatro horas de disputas com intervalo de duas horas – totalizando oito rodadas e 24 pontos possíveis e totalizando 100% para quem vencesse todas as partidas como foi o caso de Nilo Cruxen.

Uma novidade:

O BFXC abriu um importante espaço para a empresa Caroline Fanny  apresentar seus produtos gráficos que prontamente foram aceitos pelos jogadores que correram para comprarem suvenires personalizados do evento contendo com suas fotos ou qualquer outra imagem de livre escolha – tudo pronto em menos de 5 minutos. Contudo, algum interessado em alguma encomenda a empresa Caroline Fanny  atende através do face  https://www.facebook.com/profile.php?id=100012312402825&hc_ref=ARTc0nEHYvTeKLCf3cMEbibtTvEypV_nxRJq_CwqEpxziEqDoFmqyntayGdU62MD-is&fref=nf&pnref=story.unseen-section ) bastando escolher qualquer foto dentre as milhares que o Bobby Fischer Xadrez Clube disponibiliza em seu site.

Sempre na mesa 1

E Se engana aquele que pensar que a tudo foi mar de rosas para o Nilo. Ele teve que se esforçar para, mesmo fora de forma e ritmo  de competição, tentar resgatar do fundo de sua memória todo seu conhecimento de décadas de muito estudo.  E deu tudo certo. Mesmo tudo guardado a sete chaves – Cruxen se lembrou da contra senha e teve um dia de glória que há muito tempo esquecera. Não que estivesse num jejum de vitórias – pois lembremos que há duas semanas ele venceu em Barra do Quarai. Mas esta aqui tinha um sabor diferente. E a turma sabia disso e até por isso decidiu tentar complicar sua vida. Mas parece que tudo ficou apenas na intenção.

Sem precisar de muito esforço  – Cruxen  se entrincheirou  na cobiçada mesa principal e foi abatendo um a um na medida em que se apresentassem como um experiente caçador de patos em um lago da Louisiana nos Estados Unidos. Mansinho, mansinho.

A organização distribuiu medalhas para os seis primeiros da  geral absoluta e premiou outras 14 categorias especiais – totalizando 20 premiados.

 

1º Lugar: Nilo Cruxen de Santana do Livramento com 24 pontos.
2º Lugar:  Ignácio Marrero de Bagé com 19 pontos.
3º Lugar: Rafael El Hanini de Santana do Livramento com 18 pontos.
4º Lugar: Tiago Braz de Santana do Livramento com 16 pontos.
5º Lugar: Enzo Paines de Rivera com 15 pontos.
6º Lugar: Lucas Jardim de São Gabriel com 15 pontos.

 

CATEGORIAS ESPECIAIS
1º Lugar Mirim: Ernesto Santos de Rivera.
2º Lugar Mirim: Santiago Ruiz  de Rivera.
1º Lugar Cadete: Pedro Nobre de Bagé.
2º Lugar Cadete: Luiz Felipe Martins de S. Livramento.
1º Lugar Juvenil: Gustavo El Hanini de S. Livramento.
1º Lugar Jovem: Trajano Ping de Rivera.
1º Lugar Sênior: Félix Maidana de Rivera Chico.
2º Lugar Sênior: Leonardo Araújo de Curitiba.
1º Lugar Veterano: Gilberto de Los Santos de Rivera.
1º Lugar Veterano Master: Gustavo Tramutulo de Montevidéu.
Menção Honrosa: Roberto Castillo de Montevidéu.
Atuação Destacada: Conrado Soarez de Rivera
Espírito Esportivo: Paulo Corrêa  de S. Livramento.
Mérito Desportivo: Santiago Maidana de Rivera Chico

FOTOS PREMIAÇÃO

OS CONFRONTOS:

GÊNIOS PENSANDO!

Sorry, the comment form is closed at this time.

   

Parceiros

Parceiros




© 2012 Bobby Fischer Xadrez Clube Desenvolvido por PHD Soluções Digitais